Serviços

Contexto

Sendo um dos países com ritmo de envelhecimento mais acelerado da Europa e com menor expectativa de vida saudável após os 65 anos de idade, Portugal enfrenta atualmente um desafio crescente relacionado com a falta de qualificação de profissionais para trabalhar com a população idosa. 

Com o envelhecimento da população, a procura por cuidados e serviços específicos para a terceira idade tem aumentado significativamente. No entanto, coloca-se aqui um dos maiores problemas: a falta de formação adequada de profissionais para atender às necessidades. 

Esta questão resulta em lacunas na qualidade dos cuidados prestados, conduzindo à falta de compreensão das questões relacionadas com envelhecimento e, em alguns casos, propiciando situações de negligência.

Previous slide
Next slide

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo como solução

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) surge como uma resposta crucial a este problema. Através da promoção e desenvolvimento de programas de formação abrangentes e especializados, o CCEA visa dar resposta às carências de qualificação dos profissionais que trabalham na área do envelhecimento em Portugal. 

O CCEA visa promover a realização de formação profissional e o reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito da prestação de cuidados a idosos. 

Os programas de formação facilitados pelo CCEA oferecem conhecimento atualizado sobre os desafios do envelhecimento, facilitam abordagens inovadoras aos cuidados de saúde e contribuem para a promoção de autonomia e inclusão social, facilitando a promoção e desenvolvimento de um envelhecimento mais ativo e saudável. 

Ao capacitar profissionais com as ferramentas necessárias para oferecerem cuidados de alta qualidade e promoverem o envelhecimento ativo, o CCEA contribui para a melhoria da qualidade de vida da população idosa em Portugal. 

O CCEA visa ainda prestar o seu contributo para a transformação da cultura em torno do envelhecimento, promovendo uma visão mais positiva e enriquecedora desta fase da vida. 

Em última análise, o CCEA pretende contribuir para moldar um futuro onde serão prestados melhores cuidados, permitindo aos cidadãos disfrutar de uma vida plena e digna na terceira idade.

O que temos para oferecer

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CEEA) está empenhado em promover a valorização e capacitação de recursos humanos e entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos.

A ampla gama de serviços oferecidos pelo CCEA inclui ainda a qualificação e requalificação de trabalhadores e a valorização de cuidadores informais. Tendo como base a realização de formação profissional o CCEA oferecerá os seguintes serviços:

Formação na medida Vida Ativa

Público-alvo e duração:

  • Desempregados que pretendam ingressar na atividade de prestação de cuidados a pessoas idosas;
  • 4 formações/ano – 100 formandos.
Formação na medida Vida Ativa - CCEA, Loulé, Algarve

Formação Modular a profissionais em atividade no âmbito do CCEA

Público-alvo e duração:

  • Prestadores de cuidados em atividade;
  • 5.400 ações de formação modular curta/ano.

Formação Modular a cuidadores informais

Público-alvo e duração:

  • Cuidadores informais;
  • 600 ações de formação modular curta/ano.

Formação a migrantes

Público-alvo e duração:

  • Residentes em Portugal;
  • A formação de migrantes é outra área de atuação do CCEA. Ministramos de forma contínua cursos de formação modulares que permitem uma rápida integração dos migrantes nas atividades formativas (4 ações de formação/ano – 80 formandos).

 

  • Residentes fora de Portugal;
  • Trabalhamos na formação de migrantes em países parceiros estratégicos de Portugal e do IEFP, como os PALOP. Estes profissionais adquirem formação e competências para que aquando da sua migração já possuam formação adequada, facilitando a sua integração no mercado de trabalho (160 formandos).
Formação a migrantes

©2023 Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Política de Cookies | Livro de reclamações